LIBERTE-SE DA PRISÃO QUE HÁ NA BUSCA POR SER O MELHOR​

O que significa para você ter sucesso e realização? Avalie sua resposta. Você precisa de um parâmetro para medir seu sucesso? Provavelmente você dirá que não, mas e se eu pedir que você observe suas atitudes no seu dia a dia? Será que você vai encontrar essa busca por SER O MELHOR?

Você deve estar se perguntando o que tem de errado em competir ou querer ser melhor que outro profissional. Se perguntando se agora você vai ter que buscar ser pior que os outros ou não buscar se desenvolver. Não é nessa direção que vamos seguir nessa reflexão aqui.

Quero te conduzir na direção de perceber o aprisionamento que há por trás da tentativa de ser “O MELHOR”. Observe que esse é um lugar que geralmente implica em comparação, competição, depende de um outro como parâmetro de avaliação, então está fora de você.

Muitas vezes é uma busca que gera muito sofrimento por querer ser O MAIS COMPETENTE num aspecto que pode não ser o seu ponto forte ou querer ser O MELHOR na sua profissão ou na sua área, travando uma batalha constante tentando superar o desempenho de outro profissional.

A reflexão mais importante vem agora. Essa busca por ser O MELHOR, O MAIS vai te aprisionar nesse parâmetro restrito que é “perseguir” o outro. Quando seu parâmetro é o outro, você estará limitado porque intuitivamente sua busca poderá estar dentro do que você vê desse outro que escolheu para se espelhar. E existe outro lado dessa mesma “moeda de limitação” que diz respeito à avaliação do outro. Para ser O MELHOR é necessário que alguém de fora reconheça isso, ou seja, mais uma vez você entregará as chaves do seu potencial na mão de alguém que poderá lhe bloquear com uma simples avaliação, ou até com um comentário frustrante. Limitante não?

Também podemos olhar para outro aspecto da limitação que é ficar buscando a perfeição e só se permitir partir para a ação quando sentir que alcançou o posto de “O MAIS”. 

Por outro lado, como seria se você, em lugar de tentar ser O MELHOR, buscasse ser MUITO BOM no que se propõe a ser e fazer? Você pode escolher ser o que quiser dentro de suas potencialidades e acabar ultrapassando até suas próprias expectativas, pois se o parâmetro é você e o que você é capaz, o limite é você quem faz, ou não. Você pode escolher ser ilimitado nas sua potencialidades e buscar  se aperfeiçoar constantemente. Veja que aqui nessa posição também tem busca por desenvolvimento, mas com foco no seu talento e no seu potencial, e não naquele expertise que o outro apresenta e você não. 

Se o parâmetro é ser mais que outra pessoa, ela será seu limitador. Você iniciará um movimento de ir até “um pouco além” do que percebe que ela foi. Então a comparação e a competição, em alguns sentidos, serão como uma pista de corrida com paredes por todos os lados. Você assume a sua posição, inicia a corrida, mas é bloqueado pela próxima parede até que se liberte na busca por ser você mesmo e derrube a parede que te impede de ver que a pista segue e a corrida continua enquanto você quiser. 

Que tal fazer essa busca dentro de você mesmo. Vai precisar aceitar suas limitações e colocar muita luz nos seus talentos e no seu potencial, tirando seu olhar fixo daquilo que falta para conseguir alavancar o que você tem de muito bom. O olhar que você impõe sobre suas dificuldades e suas lacunas é muito míope e pode levar a cegueira. Uma busca constante focada em algo que não esteja relacionado com seu potencial e seus talentos pode ser um precursor de enfermidades devido ao estresse que isso pode lhe causar. 

Que tal exercitar essa percepção em você? Importante treinar para conseguir identificar se você está buscando parâmetro no outro e se isso está te bloqueando ou causando algum sofrimento. Veja que é um exercício de auto-compaixão e aceitação, mas que não estimula e nem se contenta com a mediocridade. Apenas não se limita, nem se trava no processo de comparação.

Esteja confortável com o que você pode fazer naquele momento, com as ferramentas que tem e se dedique, dia após dia, a ser MUITO BOM. E se quiser usar o termo “MELHOR”, então que seja buscar ser o “MELHOR QUE VOCÊ PODE SER” ou “A SUA MELHOR VERSÃO” dia após dia. Assim você vai se inspirar nesse processo que pode lhe mostrar seu potencial, liberá-lo e alavancá-lo.