Brasileiros imigrantes: Regulação emocional e a realização do sonho
A terapia transcultural entende os desafios que um expatriado enfrenta até se estabelecer e se adaptar à nova cultura. Vai apoiar o paciente considerando as influências culturais na sua saúde mental e em seu comportamento, oferecendo apoio para o desenvolvimento de estratégias mais adaptativas e funcionais para lidar com fatores culturais, étnicos, sociais e raciais numa mudança de país.
Esse tipo de terapia é especialmente relevante quando o paciente percebe que a diversidade cultural vem lhe impondo desafios emocionais que, sozinho, não teve sucesso em enfrentar. Quando o impacto da nova cultura, com suas próprias normas, valores, crenças lhe paralisa a ponto de não ser capaz de conquistar o que fui buscar fora, esse pode ser um forte indicador da necessidade de buscar ajuda profissional.
A terapia transcultural adapta as intervenções terapêuticas para respeitar as perspectivas culturais de cada paciente e ajudá-lo a integrar-se à nova cultura.
Em geral pacientes imigrante (que partem para construir a vida do zero) e profissionais expatriados (que seguem para o desafio no exterior com suporte de alguma empresa multinacional ou internacional) buscam terapia para desenvolver:
– estratégias de comunicação observando como seu estilo pode estar conflitante com o do novo país.
– habiliades sociais no intuito de viabilizar socialização na nova cultura, seja dele ou de filhos e conjuges.
– estratégias para adaptação familiar à nova cultura (um fator que dificulta muito o sucesso da imigração é a dificuldade de adaptação de membros da família.
– sensação de pertencimento, e lidar com a angústia de não ser aceito inicialmente.
– formas de se sentir capaz e traçar planos de carreira
– enfrentamento de crenças que o paralisam
– tratar a ansiedade que lhe impede de desempenhar suas atividades, se relacionar e aprender o idioma.
As maiores queixas de pacientes imigrantes são solidão, ansiedade, sensação de não pertencer, crenças de fracasso, dificuldade de aceitação do código social e cultural, dentre outros.
O tratamento irá focar nos aspectos mais sensíveis e de maior prejuízo.
Se conhece alguém nessa situação, compartilha. Se é você, entra em contato e agenda sua sessão.
